Artigos

Aumente sua produtividade com a Técnica Pomodoro

Sabemos que não é fácil manter o foco por muitas horas seguidas, e que isso acaba fazendo sua performance despencar, não é mesmo?

Com o passar do tempo, acabamos perdendo a concentração e com a distração o estudo acaba não rendendo. Para melhorar isso, vou te indicar uma ferramenta de produtividade excelente.

A técnica pomodoro é uma boa ferramenta para gerenciar o tempo. Através dela, criamos algumas quebras na sessão de estudos.

Antes de começar a explicar como funciona, aposto que você deve ter se perguntado:

Por que pomodoro?

Esse nome foi dado simplesmente porque, o italiano Francesco Cirillo, ao criar a técnica nos anos 80, utilizou um timer de cozinha em formato de tomate (que quer dizer pomodoro em italiano) para cronometrar o tempo.

Vamos aprender como se faz?

Pomodoroimg

 

Separe papel, caneta e um cronômetro (que não precisa ser em forma de tomate!) e siga os passos:

 

1-Faça uma lista com suas tarefas diárias, de acordo com a prioridade.

2-Ajuste seu cronômetro para 25 minutos e dedique-se à primeira tarefa com foco total

3-Faça uma pausa de 5 minutos

4-Inicie outro pomodoro (25 min de dedicação + 5 min de pausa)

5-Após 4 pomodoros, faça uma pausa maior, de 15 a 30 min

6-Inicie outro ciclo de pomodoros

Atenção: Ao terminar cada bloco de 25 minutos, marque um x ao lado da tarefa que estava executando. Assim você vai medir a quantidade de pomodoros que gastou para executar cada uma delas.

Free Time Vector 2

 

 

 

 

 

DICAS IMPORTANTES:

– Sobre as interrupções e tarefas não planejadas

No momento de foco total, fique longe do celular, mídias sociais e qualquer coisa que tire sua atenção.

Caso surja algo te chamando, não interrompa o pomodoro. Crie a lista “tarefas não planejadas” e anote nela para fazer depois.

Deixe para fazer estas quando concluir sua lista de tarefas prioritárias, ou se necessário, no fim do dia. Assim, você não esquece nenhum tarefa e não dispersa na execução dos pomodoros.

Se você for inevitavelmente interrompido, você deve cancelar esse pomodoro e iniciar outro novo para essa tarefa.

 -Como aproveitar os tempos de pausa

Durante a pausa de 5 minutos te recomendo que você faça algo leve como beber água, ir ao banheiro, alongar o corpo, caminhar. Qualquer atividade que exija um esforço mental maior pode tirar você do fluxo no próximo pomodoro.

Já durante a pausa de 15 a 30 minutos, você pode, além nas atividades do intervalo menor, verificar mensagens, descansar, fazer exercícios de respiração.

Só deixe as atividades como acessar redes sociais, escrever e-mails ou fazer ligações importantes para a lista de tarefas não planejadas.

-E se eu concluir a tarefa antes de finalizar o pomodoro?

Te recomendo que você fique estudando até finalizar o tempo. Neste caso você pode revisar ou editar o conteúdo que estava estudando ou produzindo.

-Como otimizar a técnica e adaptar

Lembre-se que nenhuma técnica de estudo é absoluta. O que realmente importa é a sua experiência e como ela funciona pra você.

Neste caso, o tempo pode ser adaptado, desde que se mantenha uma proporção com os intervalos de pausa. Você pode, por exemplo, estar em estado de fluxo, super focado e o cronômetro tocar. Neste caso melhor continuar e compensar o tempo excedente.

Ou o tempo de pausa pode ser muito curto após um tema muito complexo que exigiu muito esforço.

Existem diversos sites e aplicativos que podem te ajudar, como o tomato timer (http://www.tomato-timer.com/) e o focus booster  (https://www.focusboosterapp.com/).

Mas só utilize se você sabe que não vai se deixar levar acessando mensagens e outros conteúdos, ok?? Caso contrário, melhor ficar só com o cronômetro simples!


Gostou da dica? Se tiver qualquer dúvida ou comentário sobre esse texto, me escreva que irei te responder.

Um abraço e bons estudos!

 

Publicado em: 10 de julho de 2018


12 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *