Artigos

Estilos de Liderança – Autocrática, Democrática e Liberal

Os estilos de liderança foram mapeados com a pesquisa realizada por Kurt Lewin e demais autores na Universidade de Iowa. Esta foi uma das primeiras tentativas de identificar os estilos de liderança dos gestores.

Eles estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes: autocrático, democrático e liberal.

Liderança Autocrática

O líder autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.

Na empresa dele, até compra de caneta Bic tem que ser autorizada por ele antes! Ele define em detalhes como será a atuação de cada pessoa em seu departamento. A participação dos funcionários nos “rumos” e decisões é quase nula.

Abaixo temos as principais características da liderança autocrática:

  • O líder centraliza a tomada de decisões;
  • O líder determina rigidamente o que deve ser feito;
  • Líder define quem deve fazer cada tarefa e escolhe as equipes de trabalho;
  • Líder é pessoal em seus elogios e críticas.

Liderança Democrática

Já o líder democrático seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder.

Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo e o participativo.

A diferença básica entre os dois tipos é sobre quem toma a decisão final. No caso do tipo consultivo, como o nome já indica, a decisão cabe ao líder depois que ele “consulta” sua equipe.

No caso do tipo participativo, a equipe participa da decisão. A tomada de decisão é feita pelo grupo, em conjunto com o líder.

Abaixo temos as principais características da liderança democrática:

  • Líder envolve seus funcionários na tomada de decisão;
  • Na programação dos trabalhos, O grupo delineia e esboça as ações (líder orienta, apoia e auxilia);
  • O grupo decide sobre a divisão do trabalho e das tarefas e os membros tem liberdade de escolher os colegas de trabalho;
  • Líder é mais participativo e objetivo em suas críticas e elogios.
Liderança autocrática democrática e liberal
Líderança não é chefia

Liderança Liberal ou Laissez-Faire

Finalmente, a liderança liberal (também chamada de “laissez-faire”, algo como “deixar fazer” em francês) é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados.

A equipe tem liberdade quase total de “tocar” o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.

Abaixo temos as principais características da liderança liberal:

  • Líder praticamente “ausente”. Equipe tem liberdade quase total na tomada de decisões;
  • Na programação dos trabalhos, grupo decide o que deve ser feito;
  • Na divisão do trabalho, grupo decide livremente;
  • Líder apenas responde as dúvidas e fornece os recursos necessários – papel consultivo.

Qual seria o melhor estilo de liderança?

Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança. As descobertas foram um pouco decepcionantes. Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos (nenhuma surpresa, não é mesmo?).

Mas os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam “entregar” os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos.

Assim sendo, uma das críticas à esta teoria foi a de que não existiria uma liderança “superior”, mas que o melhor estilo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.


Questões sobre os Estilos de Liderança

(FCC – AL-MS – ANALISTA – 2016)

Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo 

a) carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo. 

b) liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões. 

c) consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo. 

d) benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder. 

e) democrático, no qual não existe propriamente uma liderança, mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório. 

Comentários

Os estilos clássicos são os seguintes: autocrático, democrático (que podemos dividir em consultivo e participativo) e liberal. De cara já podemos eliminar a letra A, pois a liderança carismática não estava presente nos estudos de Lewin.

Já a letra B está perfeita. O líder liberal (ou laissez-faire) dá mais liberdade aos seus subordinados e atua mais como um “consultor”, dando autonomia de decisão à equipe.

Já a letra C estaria fazendo referência ao estilo democrático, mas não ao consultivo, mas ao participativo. A letra D não faz sentido, pois a liderança benevolente não é um estilo clássico de Lewin.

Finalmente, a letra E não descreve corretamente a liderança democrática.

Gabarito: letra B


(CESPE – MPU – TÉCNICO – 2018)

Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento.

Comentários

A questão baseia-se nos estudos realizados por Kurt Lewin.

Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança. As descobertas foram um pouco decepcionantes. Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos (nenhuma surpresa, não é mesmo?).

Mas os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam “entregar” os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos. Portanto, não existiria estilo “superior” aos demais.

Gabarito: errada


Estilos de Liderança – Videoaula

Estilos de Liderança

Outros Resumos

Papéis dos Administradores

Eficiência, Eficácia e Efetividade

Decisões Programadas e Não Programadas

Balanced Scorecard (BSC)

Programa 5S – Conheça os passos


Quer mais dicas?

Criei um canal exclusivo para dar dicas e materiais de Administração no Telegram. Te convido a me seguir lá! Já são mais de 5 mil inscritos:

Antes de você ir…

Se você deseja começar a estudar agora Administração, te recomendo meu curso regular de Administração Geral e Pública 2020, um curso completo (com PDF + Vídeos) com muitas questões comentadas:

https://rodrigorenno.com/cursos/


Já que você chegou até aqui, te convido a me seguir meu canal no Youtube.

E aí? Gostou das dicas?

Se este conteúdo serviu pra você e puder ajudar mais alguém, compartilhe!

Se tiver alguma dúvida, entre em contato que irei te responder.

Um grande abraço!

Publicado em: 30 de agosto de 2020



11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *