Os estilos de liderança foram mapeados com a pesquisa realizada por Kurt Lewin e demais autores na Universidade de Iowa. Esta foi uma das primeiras tentativas de identificar os estilos de liderança dos gestores.
Eles estudaram o comportamento de grupos de pessoas, principalmente em relação ao controle de seus subordinados, e “mapearam” três estilos diferentes: autocrático, democrático e liberal.
Liderança Autocrática
O líder autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados. Ele toma todas as decisões e não delega autoridade nenhuma para seus funcionários.
Na empresa dele, até compra de caneta Bic tem que ser autorizada por ele antes! Ele define em detalhes como será a atuação de cada pessoa em seu departamento. A participação dos funcionários nos “rumos” e decisões é quase nula.
Abaixo temos as principais características da liderança autocrática:
- O líder centraliza a tomada de decisões;
- O líder determina rigidamente o que deve ser feito;
- Líder define quem deve fazer cada tarefa e escolhe as equipes de trabalho;
- Líder é pessoal em seus elogios e críticas.
Liderança Democrática
Já o líder democrático seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões. Seria um controle compartilhado, feito em conjunto. Existiria um nível de delegação de autoridades e responsabilidades pelo líder.
Alguns autores dividem esse estilo de liderança em dois: o modo consultivo e o participativo.
A diferença básica entre os dois tipos é sobre quem toma a decisão final. No caso do tipo consultivo, como o nome já indica, a decisão cabe ao líder depois que ele “consulta” sua equipe.
No caso do tipo participativo, a equipe participa da decisão. A tomada de decisão é feita pelo grupo, em conjunto com o líder.
Abaixo temos as principais características da liderança democrática:
- Líder envolve seus funcionários na tomada de decisão;
- Na programação dos trabalhos, O grupo delineia e esboça as ações (líder orienta, apoia e auxilia);
- O grupo decide sobre a divisão do trabalho e das tarefas e os membros tem liberdade de escolher os colegas de trabalho;
- Líder é mais participativo e objetivo em suas críticas e elogios.

Liderança Liberal ou Laissez-Faire
Finalmente, a liderança liberal (também chamada de “laissez-faire”, algo como “deixar fazer” em francês) é o estilo em que existe pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados.
A equipe tem liberdade quase total de “tocar” o trabalho como melhor escolher. A liderança teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.
Abaixo temos as principais características da liderança liberal:
- Líder praticamente “ausente”. Equipe tem liberdade quase total na tomada de decisões;
- Na programação dos trabalhos, grupo decide o que deve ser feito;
- Na divisão do trabalho, grupo decide livremente;
- Líder apenas responde as dúvidas e fornece os recursos necessários – papel consultivo.
Qual seria o melhor estilo de liderança?
Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança. As descobertas foram um pouco decepcionantes. Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos (nenhuma surpresa, não é mesmo?).
Mas os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam “entregar” os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos.
Assim sendo, uma das críticas à esta teoria foi a de que não existiria uma liderança “superior”, mas que o melhor estilo dependeria da situação em que o líder estivesse envolvido.
Questões sobre os Estilos de Liderança
(FCC – AL-MS – ANALISTA – 2016)
Entre os diversos estudos e teorias desenvolvidos sobre liderança destacam-se os três estilos clássicos apontados por Kurt Lewin. Entre eles, inclui-se o estilo
a) carismático, no qual o líder toma decisões com base em seu prestígio pessoal e sem envolvimento do grupo.
b) liberal, no qual o líder atua somente quando solicitado conferindo liberdade ao grupo para tomada de decisões.
c) consultivo, em que o líder toma as decisões com base em processo de votação ou confirmação pelo grupo.
d) benevolente, quando as diretrizes são decididas e debatidas pelo grupo, sob a orientação e direção do líder.
e) democrático, no qual não existe propriamente uma liderança, mas sim um conjunto de agentes que induzem o processo decisório.
Comentários
Os estilos clássicos são os seguintes: autocrático, democrático (que podemos dividir em consultivo e participativo) e liberal. De cara já podemos eliminar a letra A, pois a liderança carismática não estava presente nos estudos de Lewin.
Já a letra B está perfeita. O líder liberal (ou laissez-faire) dá mais liberdade aos seus subordinados e atua mais como um “consultor”, dando autonomia de decisão à equipe.
Já a letra C estaria fazendo referência ao estilo democrático, mas não ao consultivo, mas ao participativo. A letra D não faz sentido, pois a liderança benevolente não é um estilo clássico de Lewin.
Finalmente, a letra E não descreve corretamente a liderança democrática.
Gabarito: letra B
(CESPE – MPU – TÉCNICO – 2018)
Entre os estilos de liderança, o democrático é, em regra, o mais eficaz para instituições públicas alcançarem melhores resultados operacionais e maior qualidade de atendimento.
Comentários
A questão baseia-se nos estudos realizados por Kurt Lewin.
Os autores buscavam determinar qual seria o melhor estilo de liderança. As descobertas foram um pouco decepcionantes. Os empregados se mostraram mais satisfeitos em trabalhar para os líderes democráticos (nenhuma surpresa, não é mesmo?).
Mas os resultados objetivos do trabalho pareciam indicar que para muitas situações os líderes autocráticos eram os que conseguiam “entregar” os melhores resultados. Já o estilo liberal não trazia nem satisfação aos empregados nem resultados práticos. Portanto, não existiria estilo “superior” aos demais.
Gabarito: errada
Estilos de Liderança – Videoaula
Outros Resumos
Eficiência, Eficácia e Efetividade
Decisões Programadas e Não Programadas
Programa 5S – Conheça os passos
Quer mais dicas?
Criei um canal exclusivo para dar dicas e materiais de Administração no Telegram. Te convido a me seguir lá! Já são mais de 5 mil inscritos:
Antes de você ir…
Se você deseja começar a estudar agora Administração, te recomendo meu curso regular de Administração Geral e Pública 2020, um curso completo (com PDF + Vídeos) com muitas questões comentadas:
https://rodrigorenno.com/cursos/
Já que você chegou até aqui, te convido a me seguir meu canal no Youtube.
E aí? Gostou das dicas?
Se este conteúdo serviu pra você e puder ajudar mais alguém, compartilhe!
Se tiver alguma dúvida, entre em contato que irei te responder.
Um grande abraço!
11 Comentários
Os artigos são sempre muito bons
Que bom que gostou, Ana Cristina!
Abraços
Perfeito, professor. Linguagem simples, clara de fácil absorção pela didática. Deus o abençoe. Grata.
Obrigado pelo feedback, Sheila!
Abraços
Olá Professor, estou gostando bastante destes artigos resumidos, muito obrigada.
Que bom, Priscila!
Abraços
Olá professor Rodrigo,
Meu nome é Rozendilson Lucena, Pedagogo – UERN, gostaria de te dar os parabéns pela excelente didática como aborda os conteúdos, com uma forma de linguagem simples, objetiva e esclarecedora. Estou me preparando para o concurso da polícia civil RN, e vejo muito as suas aulas disponibilizadas no You Tube, muito obrigado.
Muito obrigado, Rozendilson!
Te agradeço demais as palavras…
Grande abraço
o artigo foi muito claro, me ajudou muito no meu trabalho
Seu livro foi citado na prova da Prefeitura Municipal de Campina Grande, banca Idecan. Porém o gabarito preliminar saiu errado. Usei este artigo para embasar meu recurso. Embasamento do próprio autor que a banca indicou, não tem como eles não corrigirem…. Só quero ver! Péssima banca.
Oi Chirlene, eu vi que a questão veio com o gabarito preliminar errado. A banca deve reverter.
Abraços e boa sorte